sábado, 27 de dezembro de 2014

Sonho americano? Não, sonho brasileiro!


Por muitos anos o sonho de moradores de países pobres em especial da América central foi de ir em busca do sonho americano, pois a América (EUA) seria a terra das oportunidades, do emprego e do desenvolvimento humano. Basicamente os Estados Unidos seriam o melhor lugar para se viver, pois ali naquele país estaria a prova de que o capitalismo funciona, a meritocracia sem a presença do estado seria a sociedade utópica a ser seguida por qualquer país que almejasse ser desenvolvido.

Porém de um tempo pra cá cada vez esse sonho tem ficado de lado e imigrantes tem procurado outros países, em especial países em desenvolvimento como o Brasil. Mas o que fez com que o sonho americano se transformasse em sonho brasileiro? O que faz com que imigrantes do mundo inteiro mais em sua maioria do Haiti escolham o Brasil como sua nova nação?

Ultimamente tem se deixado os Estados Unidos de lado pois sua economia está estagnada desde 2008 (ano da crise internacional), e a terra da oportunidade e do emprego não tem mais feito valer esse título, além é claro das dificuldades de se conseguir um visto para se tornar morador dos esteites.

Em especial no caso do Haiti além de motivos de não irem para os Estados Unidos eles também possuem vários motivos para vir ao Brasil, recentemente conversando com um haitiano que já está a três anos no Brasil ele me listou alguns dos motivos de um haitiano vir ao Brasil:

-Um país em ascensão que mostra um grande potencial de crescimento e geração de emprego.

- A facilidade de entrar e permanecer no país.

-Futebol (que é paixão nacional do Haiti)

- As forças de paz brasileiras que atuam no Haiti desde 2005, que foram para lá ajudar na estabilização política do Brasil e se intensificou em 2011 após o terremoto.

Em especial esse último tópico mostra o resultado de um política externa adotada pelo governo brasileiro a partir de 2003, onde passou a se olhar mais os nossos vizinhos latinos visando uma integração cada vez maior com esses países.

Após anos de protagonismo da principal potência capitalista vemos hoje que cada vez haverá menos espaço para esse sistema, mas, qual será o sistema ideal? Qual sistema irá substituir o capitalismo? Quanto tempo ainda resta ao capitalismo?

Sistema ideal para o mundo na verdade não há, cada país tem suas características e algo que funcione no Brasil não necessariamente irá funcionar em outros países, sendo assim, cada país deve refletir e debater o seu sistema e o adaptá-lo a sua realidade.

A várias teorias sobre novos sistemas econômicos, Comunismo, Keynesianismo, Socialismo, anarquismo entre outros, e só o tempo dirá qual irá prevalecer no futuro.

Quanto ao tempo que resta ao capitalismo também só saberemos com o tempo, talvez ele não suma, mais é certo que ele deverá encolher e sofrer várias transformações.

Por João Pedro Sansão


#trelassoltas
Um blog diferente pra quem pensa diferente!
Curta nossa Fan Page: https://www.facebook.com/trelassoltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é livre de censura, fique a vontade!