quarta-feira, 1 de abril de 2015

Não se trata de defender criminosos, você que entendeu errado


Sempre que surge temas polêmicos como a pena de morte e a redução da maioridade penal o Trelas Soltas tem emitido opiniões em defesa de um estado democrático e social de direito.

São comuns em nossas postagens sobre esses temas comentários como:

"Leva pra casa!"

"Tem mais é que matar mesmo!"

"Tem que sofrer pra ver se aprende!"

"Bandido bom é Bandido morto!"

Esse texto é direcionado a pessoas que fazem esses comentários e tem como objetivo fazer um esclarecimento: Não se trata de defender criminosos, você que entendeu errado. Não somos contra a punição a menores de idade, mas acreditamos que tão importante quanto punir, é dar a ele a oportunidade de se arrepender e virar uma pessoa melhor, dar a ele a oportunidade de estudar que ele não teve, a oportunidade de trabalhar que ele não teve.

Volto, cometeu um crime? tem que ser punido exemplarmente, mas restringir a nossa preocupação com o menor infrator apenas a punição,ou pior desejar a ele sofrimento é um equivoco.

A pergunta que deve ser feita é o que a sociedade ganhará com esse jovem preso? Vamos a um exemplo:

Um jovem de 17 anos viciado em Crak fica sem dinheiro e para suprir seu vício e rouba uma loja. A loja possui câmeras de segurança e após uma investigação a polícia chega até esse menor e o prende. Passado todo o processo judicial ele é condenado e como ele é pobre provavelmente cumprirá quase que na totalidade sua pena.

Após cinco anos de prisão convivendo com traficantes, grandes assaltantes, estupradores entre outros bandidos este jovem retorna a sociedade. Ele não terminou nem sequer o ensino fundamental, nunca trabalhou e não desenvolve nenhuma atividade. O que ele irá fazer? Voltar a cometer crimes, e possivelmente crimes maiores.

Talvez fosse melhor que ao invés de nos preocupamos apenas em punir, repito a punição é importante mas não pode ser nossa única preocupação, deveríamos nos preocupar com a situação das fundações casa que deveriam ter um trabalho intensivo e pedagógico de recuperação que não ocorre, deveríamos nos preocupar para que programas como "Braços abertos" da prefeitura de São Paulo fossem mais abrangentes e efetivos. Esse sim será um caminho para redução da violência no Brasil.

Por João Pedro Sansão

‪#‎TrelasSoltas‬
Um blog diferente pra quem pensa diferente!
Curta nossa Fan Page: https://www.facebook.com/trelassoltas

3 comentários:

  1. Outro exemplo.
    Este mesmo carinha de 17 anos , após cometer o assalto, não é preso e continua furtando outros comerciantes, e torna-se um exemplo para os seus colegas de que o crime compensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e mais. O fato de reduzir a maioridade não impede de melhorar o sistema prisional.

      Excluir
  2. Você que está entendendo errado. Com 16 anos a pessoa tem discernimento sobre o que é certo ou errado. Mas vcs vivem nessa utopia de "eles são muito novos, não sabem o que fazem". Já tentou dizer isso pra família de uma vítima desses menores?? Não raro, sabemos de histórias de pessoas prestes a completar 18 anos, que realizam vinganças contra seus desafetos, justamente por certeza da impunidade. O foco da questão é: PROTEÇÃO DA SOCIEDADE. E mais: Novo por novo, uma pessoa de 18, 19, 25 anos também é nova demais pra cadeia...mas de acordo com esse raciocínio, as cadeias só deveriam ter anciões, não é mesmo? E digo ainda: Cade a solução prática de vocês, críticos do projeto? Tem gente que só critica a redução, mas vcs NUNCA apresentaram um único projeto factível pra acabar com os crimes cometidos por menores... Então, meu amigo, vocês realmente estão passando a idéia de estar só defendendo bandido mesmo... Me desculpe, mas vcs agem como NÃO SE IMPORTÁSSEM com as vítimas e suas famílias!

    ResponderExcluir

Esse espaço é livre de censura, fique a vontade!