sábado, 10 de janeiro de 2015

Drogas, caso de polícia?

Não é de hoje que um dos mais graves problemas das cidades brasileiras (de todos os tamanhos) é questão das drogas, e o combate a elas tem se mostrado falho, sem grandes avanços, e cada vez mais vemos este problema crescer mesmo em cidades menores no interior do país.

O problema é que há uma inversão de valores quanto a responsabilidade do combate as drogas, enquanto as drogas forem tratadas como uma questão de segurança ao invés de uma questão de saúde e educação continuaremos a perder a “guerra” contra o tráfico.

Um bom exemplo de uma forma mais humana de tratar as questões das drogas e que tem dado bons resultados é o programa “Braços Abertos” da prefeitura de São Paulo que tem ajudado na situação da maior cracolândia do Brasil no centro da cidade. Não é a solução do problema, mas sim o início dela.

O programa oferece uma nova oportunidade aos dependentes químicos através de moradia, alimentação e emprego e também o tratamento contra a dependência, os dependentes atuam basicamente na limpeza e manutenção de ruas e praças e com isso recebem além da moradia e alimentação um pagamento de R$20,00 por dia trabalhado.

Atualmente o programa atende cerca de 500 pessoas, das quais 50 já foram morar com suas famílias, 20 estão empregadas com carteira assinada e 42 estão fazendo cursos profissionalizantes, as mulheres estão tendo atendimento ginecológico. Antes do programa ninguém ia ao dentista, e por isso tinham muitas caries e frequentemente arrancavam os dentes com alicates.

O dinheiro recebido pelos atendidos está sendo usado para compra de roupas e materiais de higiene, e não para compra de drogas como muitos diziam que iria acontecer.

Ainda não será o suficiente, há muito de se fazer ainda, mais o primeiro passo foi dado, pelo menos na cidade de São Paulo, e finalmente estamos dando aos usuários moradia, emprego, alimentação, ao invés de cassetetes e tiros, e assim oferecendo uma verdadeira chance de recuperação.

Por João Pedro Sansão


#trelassoltas
Um blog diferente pra quem pensa diferente!
Curta nossa Fan Page: https://www.facebook.com/trelassoltas

Um comentário:

  1. Beleza! Vale a pena investir todo o possível nesse Programa, para que sirva de exemplo para o resto do Brasil e do mundo.

    ResponderExcluir

Esse espaço é livre de censura, fique a vontade!