terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Por que democratizar a imprensa é importante?


Infelizmente hoje no Brasil não há uma plena liberdade de imprensa, onde o jornalista possui plenos de direitos de expressão e plenos direitos a notícia O que há é uma certa liberdade de empresas, e infelizmente essas empresas são comandadas por muito poucos e o jornalista não tem opção ou fala o que o patrão quer ou então passa fome, e para piorar os grandes meios de comunicação são comandados por uma oligarquia que ai está a muito tempo.

Quando começamos a pensar nas alternativas de fontes de notícia que temos vemos que estamos encurralados. Vejamos:

TV Nacional, quem lidera é a globo, e o demais canais com raríssimas exceções seguem o mesmo formato e a mesma linha de pensamento.

TV regional, há um monopólio em TODOS os estados de TV’s filiadas à rede globo e que por isso seguem o mesmo protocolo e a mesma linha de pensamento da rede nacional.

Revista, A principal revista em circulação hoje é a Veja, que é claramente tendenciosa e é muito próxima a rede globo.

Jornal: Os principais veículos são a Folha de São Paulo, Estadão e o globo ambos com forte ligação com os demais veículos citados.

Rádios: Principais rádios são CBN, rádio globo e JovenPan, que como todos os exemplo sitados seguem a mesma linha de pensamento.

E agora você deve estar pensando, e a internet? Ela é livre todos podem escrever e não há como censurar. Sinto lhe informar mais o seu pensamento é equivocado, apesar de ser um espaço livre, tanto para escrever, quanto para ler, infelizmente há uma manipulação sim por meio dos grandes veículos de informação, pois as páginas de notícias mais acessadas ainda são as comandadas pelos mesmos grupos citados acima.

Essa situação vivenciada hoje por nós também acontecem em outros países, recentemente a Argentina criou uma lei para quebrar o oligopólio da imprensa por lá, um projeto muito corajoso por parte da presidente dos nossos Hermanos, esse projeto está marcando o fim das grandes redes nacionais de TV’s principalmente com a rede Clarim que possui uma estrutura muito parecida com a da Rede Globo.

Essa lei sofreu muitas críticas por parte da imprensa daqui, o que seria óbvio que aconteceria, pois não há medo maior por parte das famílias que mandam na notícia no Brasil, do que o de se criar lei parecida no Brasil.

E a presidente Dilma tem dado sinais de que quer essa lei que regulamente a imprensa no Brasil, e o mais claro foi a indicação do ministro das comunicações Ricardo Brezoini, que é hoje um dos maiores defensores desta pauta dentro do Partido dos Trabalhadores.

Há de se lembrar ainda que na constituição federal no artigo 220 parágrafo 5º, "Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio". Sendo assim, não é apenas uma vontade, e sim uma obrigação por parte de governo para que a constituição cidadã seja posta em prática.

Por mais que haja vontade por parte do governo será muito difícil (muito mesmo) desta que é uma das importantes reformas que o Brasil precisa saia do Papel, mais é importantíssimo que lutemos para que isso aconteça, e assim o Brasil e o povo brasileiro passaria a realmente ter opinião pública, ao invés de ter opinião publicada.

Por João Pedro Sansão

#trelassoltas
Um blog diferente pra quem pensa diferente!
Curta nossa Fan Page: https://www.facebook.com/trelassoltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é livre de censura, fique a vontade!