quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Os 2 poderes e Uma Crença


Capitalismo: Um sistema socioeconômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono.

Socialismo: Um Sistema socioeconômico que visa maior igualdade entre os indivíduos trabalhadores, onde maquinas, fabricas e até mesmo o capital são de propriedade governamental. Tem como grandes defensores Karl Marx e Friedrich Engels.

Comunismo: Compreendido como certo tipo de ordenação social, política e econômica onde as desigualdades seriam sistematicamente abolidas. Ditado por alguns como sendo o final utópico do Socialismo.

Hoje vivemos em um mundo capitalista, de consumo, particular, onde meus bens são meus e de mais ninguém e os seus são seus. O sistema capitalista tem como base a meritocracia, cada um por si para conseguir seus bens, estude mais e ganhe mais, porem não de uma meritocracia igualitária.

Podemos dizer que no socialismo o médico ganha quase o mesmo que um gari, e alguns pensam que injustiça, o medico que tanto estuda ganhar o que ganha, um cara que nem precisa estudar. Existe certa desigualdade neste ponto, porem isso abre portas para que possamos fazer o que nos desejamos, temos hoje o salário de um professor muito desigual a de um juiz, mas suponde que eu quero ser um professor em uma sociedade socialista eu ganharia o quanto ganha o Juiz, e exerceria o que eu queria, já no capitalismo, tentaria eu procurar outra coisa que me rendesse um lucro maior, já que existem necessidades e até supérfluos das quais tenho e quero suprir...

A intenção de banir as diferenças entre os homens é o objetivo do comunismo, e também é o que acaba fazendo com que muitos enxerguem o comunismo como uma utopia dificilmente alcançada. A experiência comunista parte de um pressuposto comum onde a desigualdade social gera problemas que se desdobram em questões como a violência, a miséria e as guerras.

Antes do capitalismo, o sistema predominante era o Feudalismo, cuja riqueza vinha da exploração de terras e também do trabalho dos servos. O progresso e as importantes mudanças na sociedade (novas técnicas agrícolas, urbanização, etc) fizeram com que este sistema se rompesse. Estas mesmas mudanças que contribuíram para a decadência do Feudalismo, cooperaram para o surgimento do capitalismo.

Passou por fases como:

· Capitalismo Comercial ou mercantil: consolidou-se entre os séculos XV e XVIII. É o chamado Mercantilismo. As grandes potências da época (Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França) exploravam novas terras e comercializavam escravos, metais preciosos etc. com a intenção de enriquecer.

· Capitalismo Industrial: Foi a época da Revolução Industrial.

· Capitalismo Financeiro: após a segunda guerra, algumas empresas começaram a exportar meios de produção por causa da alta concorrência e do crescimento da indústria.

A implantação do socialismo ocorreu somente no século XX, mais precisamente em 1917, quando o governo monarquista foi derrubado pela revolução russa, dando origem à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Na segunda metade do século XX o socialismo ganhou outros adeptos, como os países do Leste Europeu, além da China, Cuba e algumas nações africanas e asiáticas. No entanto, com configurações socialistas distintas.

• Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outras, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos é igualmente dividida entre todos.

• Inexistência de sociedade dividida em classes: como os meios de produção pertencem à sociedade, existe somente uma classe; a dos proletários. Todos trabalham em conjunto e com o mesmo propósito: melhorar a sociedade. Por isso não existem empregados nem patrões.
• Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os segmentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc. Configuração completamente diferente do sistema liberal que vigora no capitalismo, no qual o próprio mercado controla a economia. Dessa forma, não há concorrência e variação dos preços.

O comunismo nunca teve sua implementação na sociedade, apenas em suas teorias, como parte de uma natureza utópica, era de se esperar. Na Grécia Antiga, o filósofo Platão buscou arquitetar uma forma de governo ideal onde a propriedade privada e as famílias seriam extintas. O fim da família e da propriedade reforçaram um ideal de comunidade que colocaria em segundo plano os interesses individuais e familiares. A união sexual deveria ter caráter temporário e a criação dos filhos seria de responsabilidade do Estado. Sem abordar a questão do escravismo, o pensamento platônico não tece uma crítica total aos valores de sua época. Durante a Idade Média, a crise do sistema feudal e o grande enriquecimento da Igreja impulsionaram a formação de movimentos que tentaram abolir as desigualdades. Inspirados por um discurso de forte traço religioso, algumas das heresias medievais não só criticavam as desigualdades de seu tempo. Dotados de uma tendência mais radical, alguns movimentos religiosos deste período defendiam a supressão da classe nobiliárquica e a revolta camponesa como mecanismos de justiça social. No período de ascensão da burguesia mercantil, outros pensadores também se preocuparam em criticar os valores de seu tempo em favor de uma sociedade ideal. No século XVI, o filósofo britânico Thomas Morus redigiu a obra “Utopia”, lançou novas bases onde o comunismo seria vivido por meio de mecanismos que subordinassem a individualidade em prol do coletivismo. Contrariando uma tendência do pensamento renascentista (o individualismo), Morus buscou uma maior comunhão social.

Temos 3 escolhas, sendo uma delas utópica, quase inalcançável, então dessas 2 o Capitalismo e o Socialismo temos, defeitos teóricos, e práticos, resumindo, se quisermos a sociedade ideal, temos de ser todos ideais!

Por Lucas Pedroso

#trelassoltas
Um blog diferente pra quem pensa diferente!
Curta nossa Fan Page: https://www.facebook.com/trelassoltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é livre de censura, fique a vontade!