segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Reeleição parlamentar e o perigo da profissionalização da política


Atualmente um político em cargos no legislativo pode ser reconduzido ao cargo infinitamente, o que tem gerado uma profissionalização da política, são pessoas que não são mais identificadas pela sua profissão de origem, e que vivem apenas de seus mandatos à custa do povo.

Há uma necessidade de diminuir o número de reeleições parlamentares. Quem sabe até acabar com elas. A Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), possui uma proposta de emenda à constituição (PEC) que restringe o número de reeleição de senadores e deputados. De acordo com a proposta, senadores poderiam se reeleger uma vez e deputados estaduais e federais, duas vezes.

A restrição no número de reeleições parlamentares (se sair do papel) será um passo importante na consolidação da nossa jovem democracia, mas apenas uma ampla reforma do sistema político eleitoral, tornará nosso sistema mais sólido e eficiente.

Além da reeleição há também outros temas a serem debatidos em uma reforma política, como por exemplo, o financiamento, o voto em lista, voto facultativo entre outros.

O grande problema de uma reforma política é que não há solução fácil, todos os pontos que estão em discussão têm inúmeras soluções e cada uma delas com vários pontos positivos e vários negativos, mas o que mais dificulta é a reforma política sair do papel, já que não há vontade de grande parte dos deputados e senadores de que essa pauta realmente avance.

Há uma necessidade de se fazer um movimento popular para que essa reforma avance, pois ela não virá do congresso.

Por João Pedro Sansão

#trelassoltas
Um blog diferente pra quem pensa diferente!
Curta nossa Fan Page: https://www.facebook.com/trelassoltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é livre de censura, fique a vontade!